A arte gótica é um estilo arquitetônico e artístico que floresceu na Europa entre os séculos IX e XIV com resquícios até o século XVII (chamado de gótico tardio). A origem do termo gótico surgiu com os renascentistas do século XIV e XVI. Eles utilizaram este termo para tentar denegrir esta arte sacra das catedrais medievais resgatando a idéia de uma arte bárbara, obscura buscando seus termos nos antigos bárbaros conhecidos como godos.
(Catedral em estilo românico datada do século VIII)
Este estilo das catedrais européias é descendente da arte românica que havia prosperado nas igrejas e catedrais medievais desde o século IV ao X.
(Vitral da Catedral de Reims, França. A luminosidade que entrava pelos vitrais fazia com que os mesmos demonstrassem as imagens ali representadas além de iluminar o interior das igrejas. Como não havia muitas paredes aptas para a pintura nas catedrais, a arte sacra passou para os vitrais.)
O gótico pode ser considerado a forma de arte que quebra de vez com a idéia de Idade das Trevas medieval, pois para construir uma única catedral era preciso contratar uma série de engenheiros, arquitetos, escultores, pintores, especialistas em vitrais, corte de pedras entre outros. O aparato técnico utilizado para a construção de uma única catedral era tão complexo que um simples vitral do século XII não pode ser reconstruído com a tecnologia atual. Os seus saberes se perderam ao longo do tempo e os estudiosos atuais não conseguem reconstruir tal conhecimento com exatidão.
(Catedral de Notre Dame, França)
As grandiosas catedrais góticas tinham por trás de suas construções toda uma simbologia política dos senhores feudais da época. Como aponta alguns estudiosos do estilo, cada senhor feudal competia entre si para saber quem construía a catedral mais bela, mais alta e mais exuberante.
(Esculturas no portão de entrada de uma igreja gótica)
(esculturas em estilo gotico)
(As pinturas góticas auxiliadas pelos vitrais tinham um caráter pedagógico na Era feudal. Como a população era analfabeta (incluía-se a nobreza) e incapaz de ler a bíblia escrita em latim, as pinturas, esculturas e toda a ornamentação das igrejas apresentavam passagens bíblicas para ilustrar o que o sacerdote falava durante as missas (rezada de costas e em latim). Essas pinturas também poderiam ser vistas em iluminuras e na própria escrita dos livros medievais)
Além deste fator político que buscava demonstrar poder e riqueza, havia toda uma simbologia católica nas igrejas. A começar pela própria planta baixa das igrejas que formavam uma cruz. Depois toda a arte decorativa das igrejas como esculturas, vitrais, colunas, portais de entrada e até mesmo a forma interna das igrejas tentavam buscar um ideal de santidade. Os tetos das igrejas não eram sustentados por colunas internas, mas sim por escoras externas que sustentavam o teto causando nos fieis que adentravam a igreja uma idéia de milagre, pois pensavam que somente Deus era capaz de segurar o teto daquela maneira.
(Suportes externos das catedrais que seguravam o teto das igrejas)
As catedrais demoravam em media de 50 à 150 anos para ficarem prontas, com relatos de um mosteiro francês fortificado ter levado 500 anos para ter sido concluído. A arte gótica não se aplicava unicamente a igrejas, mas sim a toda uma série de conhecimentos arquitetônicos e da engenharia. Cidadelas eram muradas utilizando todo o conhecimento de construção de uma igreja. Castelos, fortes e cidades eram também construídos utilizando esta forma de saber.
A arte gótica não era homogênea na Europa. A cada região européia a arte se modificava de alguma forma, pois, mesclava os conhecimentos de engenharia locais e a mentalidade local. Por tanto, uma catedral francesa se difere, por exemplo, de uma catedral do leste europeu que por sua vez se difere de uma catedral nórdica, que se difere de uma catedral britânica....
(Catedral de Amiens, França)
(Catedral alemã)
(Catedral portuguesa)
Esta forma de arte influenciou amplamente os renascentistas europeus, pois boa parte do desenvolvimento medieval acabou dando base para o desenvolvimento dos humanistas, pintores, escultores e principalmente arquitetos, devido a varias igrejas, capelas e palácios conservarem em sua arquitetura resquícios da arte gótica. Esta arte floresceu unicamente na Europa se iniciando e terminando por lá. Catedrais espalhadas pelo mundo que por sua vez apresente alguma das características da arte gótica são classificadas como neo gótico, mas é apenas uma questão de nomenclatura devido ao fato da própria arte ter surgido num contexto histórico bem determinado.